Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva
Projecto de Vídeo e Fotografia.
Nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2007, a nossa escola esteve juntamente com as escolas ES Francisco Franco, Salesianos e EB 2,3 de S. Roque na Calheta, onde teve lugar o 1º Fim de Semana Digital, actividade que decorreu no âmbito do Projecto NetAcção, da Direcção Regional de Educação, que teve por objectivo a criação de um blog que relata os acontecimentos deste Fim de Semana.
Os alunos, pais e professores formaram grupos de trabalho, juntamente com alguns elementos da Santa Casa da Misericórdia do Centro de Convívio da Calheta e desenvolveram-se actividades de Comunicação Social, Vídeo, Fotografia e Ambiente.
Este projecto foi orientado por formadores da Direcção Regional de Educação-Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas.
Após a nossa chegada á Calheta, instalámo-nos e fomos conhecer os arredores para nos prepararmos para as actividades do dia 20, Sábado.
Começámos o dia com o pequeno almoço por volta das 8h e 30 minutos.
Após o pequeno almoço, reunimo-nos todos na Sala Galé onde aí procederam-se às apresentações de cada elemento de cada escola. Seguidamente, seguiu-se a distribuição das diferentes tarefas, bem como de alguns materiais para a sua execução.
Este funciona com diversas máquinas que resultaram de uma recolha de outros Engenhos vindos do Arco da Calheta e de Câmara de Lobos. Essa recolha foi feita em 1890 até 1910.
Cerca de 500 Engenhos espalhados por vários pontos da ilha, juntaram-se e depois criaram a água Ardente e o Açúcar e então só dai a algum tempo eles começaram a produzir o Mel de cana-de-açúcar, sendo este utilizado em produtos de doçaria de produtos típicos da Região, como a Broa e Bolo de Mel.
O Engenho da Calheta é gerido por uma sociedade que se constituiu em 1955 que reúne os principais proprietários de cana de açúcar da Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava.
Ficámos a saber que a produção de cana de açúcar é sazonal, daí que o engenho só funcione dois meses no ano, a Páscoa é o marco para a sua laboração, quer seja antes ou depois. O engenho dedica-se ainda à venda de aguardente e mel de cana, de broas e bolos de mel que são confeccionados segunda a receita original.
Actualmente o engenho funciona a electricidade, enquanto que antigamente era a vapor.
Visita de Estudo à Casa das Mudas
O Centro de Artes da Casa das Mudas é um edifício da autoria do arquitecto Paulo David,
foi concebido para funcionar como centro de exposições temporárias e permanentes com auditório, biblioteca, loja/ livraria, cafetaria, restaurante, áreas de administração e uma grande zona de animação cultural com oficinas artísticas e ateliers.
Está patente ao público, a exposição intitulada “Surrealismo” de Fernando Lemos, bem como obras da Colecção Berardo, onde merecem ainda especial destaque, trabalhos dos artistas que mais se destacaram no século XX, principalmente os nomes mais recentes.
Visita à Quinta Pedagógica
Nesta visita, tivemos a oportunidade de assistir ao baptismo dos animais.
20 de Janeiro de 2007
(Sábado)
Engenho da Calheta
Casa das Mudas
21 de Janeiro de 2007
(Domingo)
Quinta Pedagógica
Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário